Pela Presevação da Floresta do Camboatá

A luta pela preservação da Floresta de Camboatá ganhou novo fôlego com o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) recorrendo no dia 24 de julho, sexta-feira, da decisão do STF que permitiu discutir, novamente, o licenciamento ambiental do Autódromo de Deodoro em audiência pública virtual com chamada publicada em jornais do Rio de Janeiro, no dia 23 de julho.

Para Felipe Cândido, fundador do SOS Floresta do Camboatá, o MPRJ recorreu novamente “no intuito de barrar essa audiência pública virtual escandalosa, que fere inclusive normas do CONEMA. O CONEMA só autorizou audiências virtuais em questões urgentes e sobre a pandemia, o que não é o caso do autódromo”, informa Felipe.

O agravo do MPRJ, tem por finalidade de obter a suspensão da realização da audiência pública, então prevista para o dia 7 de agosto, por meio eletrônico, no bojo do processo de licenciamento ambiental do Novo Autódromo, a ser construído em Deodoro, na Zona Oeste, por ferir as normas do devido processo de licenciamento ambiental, que exigem a efetiva participação dos cidadãos interessados. A proposta da construção deste Autódromo ameaça desmatar 200 MIL ÁRVORES da Mata Atlântica da exuberante Floresta do Camboatá, localizada na Zona Oeste da cidade. Com a derrubada da liminar pelo Ministro do STF, Dias Toffoli, foi marcada nova data para a audiência pública virtual que tratará do licenciamento do autódromo: dia 7 de agosto.

O membro fundador do Movimento Baía Viva, Sérgio Ricardo, reitera que essa Audiência Pública virtual “em plena pandemia do covid-19″, e “ao arrepio da legislação ambiental e urbanística vigente no país, para obter a Licença Prévia para a construção do predatório Autódromo de Deodoro, à Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, é um absurdo.”

Caetano Veloso está na luta “Pela preservação da Floresta do Camboatá! Que o autódromo seja em outro lugar.”

O SOS Floresta do Camboatá ganhou o reforço de artistas como Caetano Veloso, Marcos Palmeira, Guga Stresser, Maitê Proença, Evandro Mesquita e Mateus Solano, que enviaram vídeos declarando a importância de manter a Floresta do Camboatá de pé. O Movimento Baía Viva participa dessa campanha “Pela preservação da Floresta do Camboatá! Que o autódromo seja em outro lugar!” divulgando em suas redes sociais os vídeos para compartilhamento nas redes sociais de quem também quer preservar a Floresta de Comboatá.

Próximos Passos
Para Felipe Cândido, além da força dos artistas é necessário que as pessoas assinem a petição “Pela preservação da Floresta do Camboatá! Que o autódromo seja em outro lugar!” ( https://cutt.ly/5sRRmqH ), e participem da audiência pública virtual. “Ela é aberta. E sendo aberta, participaremos. Como querem fazer virtual, participaremos de maneira remota, não tem problema. Nossa diretriz é sempre pela preservação da Floresta do Camboatá e pressionar as alternativas locacionais. Porque não fazem esse autódromo ao lado?” questiona Felipe.

Contatos do SOS Floresta do Camboatá
Facebook.com/FlorestaDoCamboata
Instagram: @sosflorestadocamboata
Twitter: @sosfloresta
youtube.com/sosflorestadocamboata

O Movimento Baía Viva segue denunciando a falta de transparência no processo e gritando: “Autódromo sim, mas em outro lugar !”

Para saber mais:
Site MPRJ, clique aqui