Maricá ganha fábrica do Açougue Vegano

Foto: Anselmo Mourão

A Prefeitura de Maricá inaugurou nesta sexta-feira (24/05) a primeira fábrica de Açougue Vegano, um projeto integrante do programa Bem-Viver Alimentar. Este empreendimento é uma encomenda tecnológica do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), realizado em parceria com a Vegan Food, uma empresa especializada em alimentos de origem vegetal.

A fábrica produzirá alimentos veganos a partir de jaca e aipim, comprados de agricultores locais. Entre os produtos fabricados estarão massas, salgados como a popular coxinha de carne de jaca, carne de jaca, kafta, linguiça calabresa vegana, entre outros.

“A chegada do Açougue Vegano à Maricá tem, estratégica e simbolicamente, um papel fundamental na cooperação que o ICTIM tem como método estabelecido, na mudança da economia municipal, na melhoria de qualidade da alimentação da população, na geração de empregos e de tributos. É um projeto já exitoso e que traz, para além dos equipamentos públicos, toda essa qualidade na alimentação”, afirmou o presidente do ICTIM, Cláudio Gimenez.

A produção será distribuída em escolas, hospitais e no Restaurante Municipal Mauro Alemão. Vale lembrar que, em agosto de 2023, o Restaurante Municipal Mauro Alemão recebeu seis quilos de molho à bolonhesa feito com carne de jaca verde, produzido pelo Açougue Vegano.

“O que a gente dá aqui é mais um passo na consolidação de políticas públicas. Se a gente olhar os três eixos do nosso Bem-Viver Alimentar, é isso que a gente está apontando para o futuro da nossa cidade: agroecologia, cooperação e sustentabilidade. Acho que essa questão da alimentação saudável, de a gente poder, cada vez mais, ingerir alimentos saudáveis, é um tema que a gente precisa cada vez mais implementar”, declarou João Maurício de Freitas, secretário de Governo de Maricá.

Esta é a primeira fábrica do município. A Vegan Food, parceira do projeto, é a primeira rede de franquias veganas do Brasil, oferecendo receitas exclusivas que conquistaram a preferência de veganos, vegetarianos e curiosos em busca de novas experiências e sabores únicos.

“Tenho certeza que é uma parceria importantíssima para a gente compor o nosso ecossistema alimentar, saudável, já no cultivo, sem veneno, sem agrotóxicos. A gente está trazendo essa cultura de valorização do pequeno agricultor, da agricultura familiar e com muita alegria que a gente está aqui hoje”, afirmou a coordenadora do Bem-Viver Alimentar, Renata Ferreira.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Sardinha, destacou a elaboração de uma política voltada para a diversificação das matrizes econômicas do município e explicou como o desenvolvimento dessa estratégia resultou na inauguração do Açougue Vegano.

“Um momento muito importante para a cidade de Maricá e para todos os envolvidos nessa iniciativa, nesse trabalho incansável que todos nós, do governo, temos para diversificar, melhorar, intensificar a diversidade econômica do município”, pontuou.

“Aqui surge uma estratégia, uma abordagem dentro da Secretaria de Desenvolvimento, que na época foi debatida com o ICTIM. E, a partir disso, o instituto chega e executa toda essa estratégia desenhada que está aqui. Depois de algum tempo rendendo frutos, a gente tem uma indústria consolidada, cada vez maior, e que Maricá tem o orgulho de receber e crescer junto”, completou Igor.

A fábrica de Maricá fica na Rua das Bromélias com Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), galpão 5, no Calaboca, em Inoã.