Mercado Verde e transição Energética são temáticas da Feira de Responsabilidade Social

Em sua XV edição feira traz nomes e temas importantes sobre o assunto

De 31 de agosto a 1 de setembro, o campus da UENF e a Cidade Universitária, em Macaé, serão palcos da XV Feira de Responsabilidade Social Empresarial da Bacia de Campos. E o tema dessa feira presencial será o “Mercado Verde e Transição Energética. Na grade de eventos constam palestras, debates, estantes, apresentações culturais, exposições entre outras ações.

A abertura no dia 30, às 13 horas será na UENF/Campos Macaé com formação de mesa de autoridades entre elas Maurício Mussi, representante do Nupem, seguida de palestras. A primeira será às 16h30 sobre Emergência Climáticas X Economia: O que a ciência tem a nos dizer com Thiers Wilberger, biólogo especializado em botânica e paleobotânica. Ainda na Uenf, às 17h30 palestra com Theo Arueira sobre Identificação de Áreas para Regeneração Florestal e o Potencial de Expansão para o Mercado Verde no Município de Macaé. Em paralelo, o “Mercado Verde: A utopia da globalização” será abordado por Rodrigo Lemes, doutor em Ecologia, mestre em biologia e graduação em ciências biológicas.

No dia 31 de agosto, a feira em seu segundo dia de evento terá várias palestras, com a Cidade Universitária recebendo temas importantes e polêmicos. A primeira temática será “A Insustentabilidade dos Novos Empreendimentos Previstos para o Norte Fluminense” por Aristides Soffiatti, historiador ambiental, professor aposentado da UFF e autor de 35 livros sobre ambiente e cultura. Às 15h30 dois temas serão debatidos: “Capitalismo Verde e Industria Petrolífera” por Marcelo Calazans, sociólogo, coordenador da FAES ES, membro da campanha antipetrolífera Nem um Poço a Mais e “Energia Tradicional e Alternativa X Pesca sem alternativa” com Fábio Franco da Costa Fabiano, ex chefe da reserva extrativista de Arraial do cabo, ex chefe do centro Nacional de Povos Tradicionais, ex coordenador nacional de APAS e Rebiomas – ICMBIO-DF e diretor de projetos do movimento Baia Viva.

Ainda no dia 31, em palestra on line será debatido “Cannabis e Cânhamo: Como a planta pode contribuir com os desafios do meio ambiente” por Luna Vargas, mestra em antropologia social, educadora canabica na Inflora. Essa ação dará continuidade ao tema cannabis com as palestras “Cannabis Medicinal, uma perspectiva terapêutica” por Denise de M. Fogel Soares; “Potencial uso industrial e medicinal da Cannabis” abordada por Christian M.P. Cecchi, professor do IFF, químico e pesquisador da ABRAMAM. “Odontologia, Cannabis medicinal e pacientes com necessidades especiais” abordado por Dra. Monique Xavier, especialista em ortodontia, pós graduada em Cannabis medicinal e pioneira na prescrição no Brasil. E por fim, “Cannabis uma esperança escondida” debatido por Sérgio Oliveira, presidente da Associação Brasileira Macaé Medicinal. Essas quatro palestras ocorrem simultaneamente às 17h30 nas salas do evento, na Cidade Universitária.

O último dia da Feira, as palestras na Cidade Universitária tem início às 14 horas com Luciana Salgado falando sobre “O Impacto da Economia Circular no ESG. Às 15 horas, é a vez da Sustentabilidade Social abordada pela profissional internacional em gestão de resíduos da Feira Tranquilize Martha Evelyn. Dois eventos simultâneos acontecem às 16h30: “Sustentabilidade Empresarial: Química Seca, você sabe o que é?” abordado por Franci de Oliveira Barros, coordenadora de microbiologia e Urianálise e Pedro Bersot Trindade, líder de novos negócios do laboratório Bioanálise. Às 17h30 será a vez de Giuliana Franco Leal falando sobre “Sustentabilidade, comida e ativismo”. Ela que é professora do Instituto de biodiversidade e Sustentabilidade da NUPEM. Nos dias 31/8 e 1/9 a Feira acontecerá na Cidade Universitária em Macaé com stands, sarau de poesias, exposições artísticas/ culturais, cinema ambiental e o Fórum de palestras.