Movimento global acontece anualmente, no último sábado de março; durante uma hora, às 20h30, todos as luzes são desligadas para chamar a atenção para proteção do planeta.
Neste sábado, as Nações Unidas celebram a Hora do Planeta. A iniciativa global une sociedade, empresas, organizações e governos em todo o mundo para desligar as luzes a partir das 20h30 para focar a atenção em soluções para proteger o planeta e construir um futuro brilhante e sustentável.
A sede da ONU em Nova Iorque participa do movimento e ficará totalmente apagada por uma hora neste 26 de março.
Para as pessoas e o planeta
Sobre a celebração, que acontece anualmente no último sábado de março, o secretário-geral da ONU, António Guterres, destaca que sem proteger o meio ambiente, não será possível prosperar e sobreviver no planeta Terra.
Segundo o chefe das Nações Unidas, é possível fornecer energia renovável e sistemas alimentares sustentáveis para todos, além de reduzir as emissões e usar soluções baseadas na natureza para construir um mundo mais resiliente e neutro em carbono.
Seja ousado, seja ambicioso
O secretário-geral da ONU disse que se orgulha de fazer parte do esforço global para marcar a Hora do Planeta. Para ele, a data é “um lembrete de que pequenas ações podem fazer grande diferença”.
A Hora do Planeta é um evento simbólico que destaca que são as pequenas coisas e as ações diárias que são necessárias individualmente para fazer um mundo sustentável.
Para fazer parte, basta desligar as luzes e os equipamentos eletrônicos hoje, mas também lembrar de economizar energia todos os dias.
A ONU reforça que todos podem ter um impacto positivo na luta contra as alterações climáticas.