Na noite de ontem (06), o ministro do STF, Flávio Dino, negou definitivamente o recurso do Ministério Público Federal contra a decisão do TRF-2 que fixava regras e condicionantes para a concessão da licença ambiental para as obras do terminal portuário em Ponta Negra.
O Porto de Maricá que será construído na praia de Jaconé, terá estrada de ferro de carga ligando à malha ferroviária nacional, através da FCA – Ferrovia Centro Atlântico. “A ferrovia terá comprimento de 35,10km; bitola mista, composição para 120 vagões; e, investimento total de R$ 310 milhões”, disse ao GBNEWS em maio de 2023, o presidente da DTA Engenharia, João Acácio.
Empresário João Acácio, presidente da DTA Engenharia
“Grande upside na logística para o TPN. Por exemplo Açu não tem ferrovia! Mineradoras de MG já querem conversar para trazer carga!! Logística ferroviária de combustível e conteineres com custo muito baixo! Vai virar o Super Porto de Maricá!”, acrescentou João Acácio.
Em maio do ano passado, no Diário Oficial da União (DOU) foi publicada a deliberação da construção da ferrovia que ligará Maricá a Rio Bonito, cidades da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro.
Denominado Terminais de Ponta Negra (TPN), o projeto surgiu em 2011, quando a DTA comprou a área na Praia de Jaconé, em Maricá. Segundo João Acácio, a previsão do investimento é de US$ 2,45 bilhões.