Estudos recentes, incluindo uma revisão publicada no periódico Food Reviews International, sugerem que compostos presentes nas sementes de abóbora podem oferecer alívio significativo para os sintomas da HPB.
A hiperplasia prostática benigna (HPB) é uma condição comum que afeta muitos homens, especialmente a partir da meia-idade, causando sintomas desconfortáveis, como a bexiga hiperativa e dificuldades urinárias.
Esses compostos, especialmente os fitoesteróis e ácidos graxos, possuem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir o aumento da próstata e a melhorar a função urinária. Os benefícios observados incluem a diminuição da frequência urinária noturna e a melhora na força do fluxo urinário.
Além disso, a semente de abóbora é rica em antioxidantes, como a vitamina E, que protegem as células da próstata contra o estresse oxidativo, um fator que contribui para a progressão da HPB.
A inclusão de sementes de abóbora na dieta pode ser uma estratégia preventiva para homens que desejam manter a saúde da próstata em dia. As informações são do portal Viva Bem, do UOL.