O Parque Nacional da Tijuca informa que, a partir desta terça-feira (16/04/2024), entram em vigor algumas novas regras de visitação na Unidade de Conservação. Ela foram publicadas no Protocolo Operacional da Visitação, que vamos disponibilizar integralmente no fim deste texto. As alterações vêm para atender algumas demandas viáveis dos visitantes, sempre considerando as normas e zoneamento previstos no plano de manejo do Parque.
As principais mudanças ocorrem no setor Floresta da Tijuca. Nesta região, a partir de hoje, deixa de existir o limite diário de visitantes, que era de 3 mil pessoas por dia. Agora, pedestres e ciclistas podem acessar o Setor Floresta mais cedo, às 6h, com limite máximo de acesso até às 17h.
Veículos motorizados leves, como carros e motos, continuam podendo acessar o parque entre 8h e 17h, em qualquer período do ano, mas ainda com restrição de quantidade, que será ampliada: por dia, serão permitidos um total de até 600 carros, sendo 300 de manhã e 300 à tarde, e 80 motos, sendo 40 no período da manhã e 40 no período da tarde. O número de carros e motos que acessam o parque a tarde poderá ser menor, conforme a disponibilidade de vagas. Vale lembrar que essas regras valem para todos os dias, de segunda a segunda, incluindo feriados.
Uma vez que tenham entrada dentro da faixa horária acima, todos os visitantes poderão permanecer no parque até, no máximo, 18h. Durante o verão, o horário de fechamento se estenderá até 19h. Essa é outra novidade e que atende, por exemplo, quem estiver fazendo um trilha e consegue pouco mais de tempo para sair da UC.
Nos setores Pedra Bonita e Pedra da Gávea, o horário de funcionamento continua sendo 8h às 17h, mas a novidade também é a possibilidade de sair até às 18h durante o verão. Na Pedra da Gávea, o visitante só pode iniciar a subida da trilha até às 14h, enquanto na Pedra Bonita o horário limite para o início da trilha é às 16h.
Em outros setores, como o Serra da Carioca, onde está o Corcovado, vale reforçar regras que estão em vigência como, por exemplo, a permissão de circulação de veículos na estrada Dona Castorina (via que permite chegar até a Vista Chinesa e a Mesa do Imperador): eles não podem circular entre 7h e 9h durante os dias úteis e entre 7h e 19h aos finais de semana e feriados. Nos demais horários, veículos leves, como carros e motos, podem circular normalmente.
Ainda neste mesmo setor, a estrada do Redentor seguirá fechada para veículos motorizados todos os dias, 24h – com exceção de veículos de serviço ou previamente autorizados. O acesso é permitido somente a pedestres e ciclistas a qualquer hora do dia. Na estrada do Sumaré, o acesso de veículos não é permitido entre a bifurcação com a estrada do Redentor e a bifurcação com a estrada Roquete Pinto, com exceção de veículos de serviço ou autorizados.
Cabe ressaltar que os horários de funcionamento poderão ser alterados diante de severas condições do tempo. Além disso, as estruturas de controle de visitação possibilitam o monitoramento e a orientação, mas não implicam em responsabilidade pela segurança. Para conferir todos os detalhes, clique aqui e confira o documento oficial na íntegra.