Dia Mundial da Alimentação em Nova Friburgo

Sexta, pela manhã, na Câmara dos Vereadores, aconteceu o Seminário “Direito aos Alimentos para uma vida melhor e um futuro melhores”, organizado pela Cozinha Solidária em Rede de Nova Friburgo junto com a UNESA – Campus Friburgo e apoio da Cooperativa “Recicla Friburgo” e a Pastoral do Povo da Rua.

O evento reuniu professores, universitários, pesquisadores, movimentos sociais, Fórum das Cozinhas Solidárias do RJ, POP RUA, Famílias que convivem com algum grau de insegurança alimentar, mandatos populares e pastorais sociais atuantes na área da alimentação e meio ambiente, além do público geral para discutir a importância da alimentação na construção de sociedades mais justas, saudáveis e sustentáveis.

Os participantes debateram questões como a erradicação da fome na cidade, a transição agroecológica e a justiça socioambiental. Dados mostram que os sistemas alimentares atuais contribuem significativamente para as emissões de gases de efeito estufa. É essencial produzir alimentos de forma ambientalmente responsável, preservando a biodiversidade, os solos, águas, incentivando a agroecologia, a agricultura familiar e as práticas regenerativa e respeitando os direitos trabalhistas e direitos dos povos e comunidades tradicionais.

Após o Seminário, houve um almoço oferecido pela Cozinha Solidária em Rede de Nova Friburgo que reúne todas as quintas-feiras, no horário do almoço, no Centro Paroquial Dom. Clemente Isnard (Jardim Ouro Preto), POP RUA e famílias com algum grau de insegurança alimentar.

“Se tem gente com fome, dá de comer. “

Cozinha Solidária em Rede de Nova Friburgo.