Cátedra e Escola de Ativismo promovem oficina para comunicadores sobre a transição do Sistema Agroalimentar

Encontro será online e voltado a comunicadores de todas as regiões do país. Os participantes poderão concorrer a duas microbolsas de conteúdo audiovisual no valor de R$2 mil cada

No dia 26 de maio, a Cátedra Josué de Castro e a Escola de Ativismo realizam uma oficina de formação para jornalistas e comunicadores sobre a transição dos sistemas agroalimentares. O sistema agroalimentar global responde por um terço das emissões de gases de efeito estufa, é o mais importante vetor de erosão da biodiversidade e é gerido a partir de uma impressionante concentração de poder econômico (e político), que acaba por determinar o que se produz, as técnicas produtivas e até o que se consome. No entanto, ainda não há avanços concretos na governança global e doméstica em temas e questões capazes de levar a mudanças nas formas de organização do sistema agroalimentar.

A oficina “Crise climática e sistemas alimentares: por que a transição é urgente?” tem o objetivo de despertar o interesse de comunicadores de diferentes regiões do país na pauta de sistemas alimentares e mudanças climáticas, possibilitando a conexão entre os temas e visando a realização da Conferência das Partes (COP 30), em Belém/PA. 

Serão ministrantes da oficina, o professor titular da Cátedra, Arilson Favareto; a coordenadora de comunicação da Cátedra, Gabrielle de Paula; e as comunicadoras ativistas da Escola de Ativismo, Vitória Rodrigues e Nayara Almeida.

Em um contexto de agravamento da crise climática, o momento é fundamental para a compreensão das contribuições do atual modelo de produção do sistema agroalimentar para a emissão de gases de efeito estufa, bem como aprofundar o debate acerca de uma transição justa e sustentável. O Brasil, grande ator da pecuária global e país sede do evento, surge como potencial protagonista no cenário global. Será?

Microbolsas

Os participantes da oficina poderão concorrer a duas microbolsas no valor de R$2 mil cada, para a produção de um vídeo (reels) de até 5 minutos voltado à publicação em mídias sociais. As propostas de pauta serão avaliadas de acordo com a relevância, viabilidade e criatividade para ampliar o alcance do tema entre diferentes públicos. Os vídeos serão publicados nas mídias da Cátedra Josué de Castro, Escola de Ativismo e organizações parceiras.

Oficina “Crise climática e sistemas alimentares: por que a transição é urgente?”

  • Data: 26 de maio – 9h às 11h30 – online
  • Inscrições: de 28 de abril a 14 de maio pelo formulário 
  • Podem se inscrever comunicadores de todas as regiões do país para 25 vagas.

Sobre os participantes:

Arilson Favareto: Professor titular da Cátedra Josué de Castro da USP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial na UFABC. Pesquisador Pleno e Diretor Científico do Cebrap, onde criou e dirigiu a área de pesquisa sobre sustentabilidade. É graduado em Sociologia, com Doutorado em Ciência Ambiental pela USP. Foi consultor de órgãos de governo e agências do Sistema Nações Unidas em temas relacionados a meio ambiente, agricultura e alimentação.

Gabrielle de Paula: Coordenadora de comunicação da Cátedra Josué de Castro da USP e da Colansa (Comunidade de Prática América Latina e Caribe Nutrição e Saúde). Jornalista e mestra em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS). Tem experiência como assessora de comunicação e produtora de conteúdo para o terceiro setor, sindicatos e movimentos sociais nas áreas da saúde, meio ambiente e direitos humanos.

Nayara Almeida: Comunicadora na Escola de Ativismo e formada em Biologia pela UFRJ. Tem mais de 5 anos de experiência na área de desenvolvimento de projetos e comunicação de impacto na área socioambiental e climática.

Vitória Rodrigues: Comunicadora na Escola de Ativismo e graduanda em Produção Editorial na UFRJ. Técnica em Gerência em Saúde Pública na EPSJV/Fiocruz. É co-fundadora dos projetos Ini.se.ativa, A(tua) Meriti, Cidades Pra Gente e Movimento Metrô Justo. Tem experiência com produção de conteúdo de impacto social relacionados à protagonismo juvenil, clima, mobilidade urbana e participação cidadã.

Programação:

Duração 2h30min

  • 9h05 – apresentação
  • 9h10 – Arilson Favareto – a) Como o sistema agroalimentar contribui para as mudanças climáticas e b) Por que ainda não temos metas para a transição do sistema agroalimentar?
  • 9h50 – Perguntas para o Arilson
  • 10h05 – Gabrielle de Paula – Cátedra Josué de Castro e a experiência com divulgação científica
  • 10h20 – Escola de Ativismo – A experiência da EA na comunicação e a contação de narrativa na produção de conteúdo
  • 11h20 – Encerramento e informações sobre as inscrições das bolsas

Cronograma

  • Inscrições para a oficina: 28 de abril a 14 de maio
  • Resultado: 21 de maio
  • Inscrições propostas vídeos: 26 de maio a 06 de junho
  • Resultado: 13 de junho
  • Entrega dos vídeos: 11 de julho
  • Publicação: de 14 a 25 de julho