Dois conceitos que se confundem no meio sustentável são os de fontes de energia alternativa e fontes de energia renováveis.
De acordo com o professor Fernando de Lima Caneppele, da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP, “as energias alternativas são aquelas que não utilizam combustíveis fósseis como matéria-prima para sua geração. Já as energias renováveis são aquelas cuja matéria-prima é considerada renovável, ou seja, não se esgota facilmente”.
Dentre as fontes de energia consideradas tanto alternativas quanto renováveis, podemos citar a energia solar, eólica, hídrica, geotérmica e a de biocombustíveis. “É que, embora os dois conceitos se relacionem, existem exceções como a energia nuclear, que é considerada uma fonte alternativa, porque não utiliza combustíveis fósseis, porém, não é renovável, já que o urânio leva anos para ser formado e pode se esgotar”, aponta o professor.
Caneppele conclui seu raciocínio destacando que “entender as diferenças entre esses dois conceitos é fundamental para compreender as aplicações e limitações de cada fonte e estabelecer uma lógica por trás de cada tipo de produção, influenciada por terreno, recursos e investimentos”.
*Sob supervisão de Cinderela Caldeira e Paulo Capuzzo