A Auper, uma start-up inovadora baseada no Canadá, fundada pelo brasileiro Silvio Rotilli Filho, deve virar a cabeça do mercado de motos com o lançamento de sua moto elétrica centralizada, a InCity. O projeto impressionante não é apenas uma prova de conceito, mas uma motocicleta funcional que já foi testada e está pronta para produção.
Rotilli Filho, um entusiasta de motocicletas e Ph.D. em engenharia elétrica, percebeu a lacuna entre a tecnologia dos carros e das motos e decidiu dar o salto. Ao criar a Auper com três colegas, Rotilli Filho procurou transformar a tecnologia de motociclismo.
Sua primeira oferta, a InCity, é uma motocicleta elétrica que promete agilizar a experiência de pilotar uma moto. Utilizando um conceito centralizado, todos os aspectos e funções da moto são controlados por um núcleo de controle. A tecnologia promete não apenas melhorar a experiência de pilotagem, mas também reduzir custos de produção.
Um dos atrativos da InCity é a capacidade de atualização rápida. Esta não é uma moto elétrica que será ultrapassada pela tecnologia – pode ser atualizada para se adequar às últimas inovações.
A InCity já tem um protótipo funcional, capaz de atingir 150 km/h e acelerar de 0 para 100 em apenas 6 segundos. Agora, a Auper espera estabelecer uma unidade industrial no Rio de Janeiro, planejada para criar 750 empregos.
Outro ponto de venda é a segurança. Rotilli Filho reconhece que o roubo e a revenda de peças de motocicletas é um grande problema no mercado atual. Para combater isso, a InCity utiliza peças criptografadas que não podem ser usadas em outras motos, tornando-as essencialmente inúteis para possíveis ladrões.
Embora a data de lançamento ainda não esteja confirmada, a Auper visa vender a InCity por cerca de R$ 18 mil. Rotilli Filho está confiante no produto, dizendo: “Não pretendemos apenas construir a melhor moto elétrica; estamos construindo a melhor motocicleta, ponto final.”