Desde o dia 3, na cidade de Piúma, no Espírito Santo acontece o VII seminário da campanha “Nem um poço a mais”. O Centro de Formação do MEPES recebe os participantes. Nesse primeiro dia de evento acontece a grande roda: Mística de abertura e boas vindas com a apresentação das pessoas e organizadores. Pela manhã acontece a Evocação da Memória “Eu me lembro de…. um lugar, um uso, costume, um dizer, uma situação no território, antes da chegada da indústria petroleira, sob a coordenação de Flávia com as participantes Kátia Alice Alvarenga (Linhares), Noêmia (Açu); Tia Angélica (Caxias) e Daize Menezes (Baía de Guanabara). O evento acontecerá até dia 7.
A tarde o tema é Compreendendo a Indústria Petroleira desde as lutas nos territórios, sob a coordenação de Leila Salles. Serão abordados temas como Refinarias e Termelétricas, Poços maduros em terra, sísmicas, dutos, armazenamento, Portos e operações offshore. A noite – Preparação da ação no dia 5 (elaboração de cartazes, instalações, encenações, faixas, material de campanha contra a instalação do Porto Central). Haverá também a apresentação cultural de Ágatha BENKS, Karla Regina e Cristiane Cândida Rodrigues.
No dia 5 visitação a Praia das Neves, Igreja de Nossa Senhora das Neves, Presidente Kennedy. Ainda pela manhã e tarde: Ação de campanha, na Romaria das Neves. Giro na Restinga, com identificação de espécies que serão destruídas e mural com mostra de fotografias, imagens aéreas da área do Porto Central, reportagens, bandeiras e símbolos de lutas locais.
Haverá ainda barqueata da Colônia Z14 na foz do Rio Itabapoana até o Santuário das Neves; mobilização Fora Porto Central (com gravação de imagem aérea), distribuição de material impresso de campanha (do Porto Central), instalação (lixos, plásticos, máscara tóxica, barris) e a noite (de volta a Piúma) mostra de cinema
No dia 6, em Piúma, no Centro de Formação do MEPES dinâmicas de expansão da indústria petroleira offshore e os cenários políticos nacional/regionais: investidores, empresas, participação do Estado, Planos de expansão, privatização da Petrobras, impactos e ameaças. A tarde, roda de conversa: Refletindo sobre estratégias da sociedade civil para barrar a expansão da indústria petroleira. Como dizer não em licenciamentos. Passo a passo para pressionar investidores. Monitoramento e registros de vazamentos. Denúncias de crimes ambientais. Mobilizações de protesto e ativismo. Enfrentando a petrodependência. MPP/CONAQ/FASE/AHOMAR/Pesca Artesanal Sepetiba, Fórum Mudanças climáticas/ Frente Nacional Nova Política Energética. E elaboração da Carta do VII Seminário Nacional da Campanha Nem um poço a mais!. A noite, confraternização e apresentação Cultural de Monique Rocha.
No dia 7 pela manhã, Roda de Avaliação, com duas rodadas de cinco questões: Interpelando candidaturas no ES e RJ, sobre as políticas de expansão da indústria petroleira e a defesa dos direitos humanos e da natureza sob a coordenação de José Antônio (CDDH Pedro Reis) e Nego da Pesca (MPP).