Na manhã do Dia Mundial dos Pobres, celebrado ontem (16), a Pastoral do Povo da Rua de Nova Friburgo , após a Missa realizada na Paróquia Imaculada Conceição, promoveu uma roda de conversa com catadores de materiais recicláveis , como parte da programação da 9ª Jornada Mundial dos Pobres.
O encontro teve como objetivo conhecer melhor esses trabalhadores e compreender suas realidades , desafios e necessidades cotidianas. Durante a roda de conversa, foram destacadas questões como a falta de equipamentos de proteção individual (EPIs), a insegurança no trabalho, a baixa remuneração, o preconceito social e a urgência de políticas públicas que reconheçam e valorizem a importância do serviço prestado pelos catadores(as) para o meio ambiente e para a qualidade de vida da cidade.
Após a atividade, ficou definido um novo encontro para a próxima quarta-feira, dia 19/11, às 9h30, na Câmara Municipal de Nova Friburgo , onde serão discutidas propostas conjuntas em defesa dos direitos dos catadores, da inclusão social e de melhorias na coleta seletiva do município.
O Dia Mundial dos Pobres foi encerrado com um almoço solidário, oferecido pela Cozinha Solidária em Rede de Nova Friburgo , destinado a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social.
O Dia Mundial dos Pobres é um convite dirigido à Igreja e às pessoas de boa vontade para reconhecer, acolher e caminhar ao lado dos pobres, valorizando sua dignidade e sua participação como verdadeiros protagonistas da esperança cristã.










