O que plantar em março em cada região do Brasil? Confira os principais cultivos

As diferentes regiões do Brasil, com suas características climáticas e geográficas únicas, demandam atenção na escolha do que plantar. Veja as principais hortaliças e frutas para plantar neste mês no país.

A cenoura é uma das hortaliças indicadas para cultivo em todas as regiões do Brasil em março. Crédito:Adobe Stock.

Março é o mês que marca a transição entre o verão e o outono no Brasil e, ao que tudo indica, este ano ele deverá ter chuvas em torno da média climatológica ou levemente acima, e temperaturas acima da média na metade centro-sul do país.

Nosso país tem uma grande extensão territorial, com diferentes características climáticas e geográficas. Precisamos levar isso em consideração na hora de cultivarmos uma horta ou jardim. Para isso, vamos lhe ajudar. Trazemos aqui as principais hortaliças e frutas para você plantar em março em cada região do país. Veja abaixo.

Os principais cultivos de março por região do país

Acompanhe abaixo os principais cultivos de cada região brasileira e dicas de como aproveitar ao máximo essa época do ano para garantir uma horta saudável e produtiva.

Região Sul

Climatologicamente, o mês de março tem chuvas regulares e temperaturas mais amenas nesta região. O que se costuma plantar nesse período são hortaliças como: acelga, agrião, alcachofra, alface, almeirão, beterraba, rabanete, cebolinha, couve, espinafre, cenoura, salsa e morango.

alface
A alface é uma das hortaliças indicadas para o cultivo na Região Sul do Brasil em março. Crédito: Divulgação.

As chuvas ajudam a manter o solo úmido, auxiliando no bom desenvolvimento dessas hortaliças; as temperaturas que não são altas também contribuem para o crescimento dessas verduras mais sensíveis.

Região Sudeste

Aqui as chuvas também se tornam mais regulares e as temperaturas não são extremas. Também se encaixa no Sudeste do Brasil o plantio de várias hortaliças, como: acelga, agrião, alcachofra, alface, alho, almeirão, beterraba, rabanete, cebola, cenoura, cebolinha, couve, espinafre, salsa e morango.

Região Centro-Oeste

No Centro-Oeste, climatologicamente as chuvas acontecem de forma regular, porém em maior volume na parte norte da região. A combinação dessas chuvas com temperaturas amenas favorece o plantio de várias hortaliças.

cebola
Cebola é uma das hortaliças indicadas para plantio no Centro-Oeste do Brasil. Crédito: Divulgação.

São elas: agrião, alface, espinafre, alho, almeirão, cebola, cenoura, coentro, couve, abobrinha italiana e salsa. O agrião, em especial, adora ambientes mais úmidos, se desenvolvendo bem neste mês.

Região Norte

Climatologicamente, o Norte do país é a região com os maiores acumulados de chuva (acima de 350 mm) em março, além de temperaturas amenas. O mês é adequado para o plantio de alface, repolho, tomate, cebola, cenoura, rabanete e espinafre, graças às chuvas frequentes e à alta umidade, que garantem um solo bem irrigado e favorecem o crescimento rápido e saudável dessas hortaliças.

Região Nordeste

No Nordeste, as condições climatológicas são semelhantes, com chuvas regulares, sendo mais volumosas no Maranhão; e as temperaturas são amenas. Aqui você pode plantar alface, almeirão, cebola, cenoura, rabanete, cebolinha, chuchu, coentro, espinafre, pepino, abóbora, abobrinha italiana, salsa e as frutas melancia e melão.

Como cultivar essas hortaliças

O mês de março oferece um cenário propício para o cultivo de uma grande variedade de hortaliças em todas as regiões do Brasil, conforme vimos, já que elas não suportam altas temperaturas e solo seco. Então, as dicas agora são sobre como cultivar essas hortaliças.

Depois de escolher as hortaliças, separe um vaso ou floreira para fazer o plantio e deixe-o em um local que receba a luz natural. Encha-o com um solo bem drenado, arejado e, de preferência, que seja composto por terra, areia e húmus de minhoca.

Após plantar a semente (ou a muda), regue o solo de forma cuidadosa e sem exageros. Você também pode colocar adubo na terra, seja orgânico ou com produtos compostos, para auxiliar no crescimento da planta.