Maricá inicia entrega de bolsas do Passaporte Universitário

Foto: Evelen Gouvêa

Na quarta-feira, dia 28 de fevereiro, a Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Formação, conduziu a primeira cerimônia de concessão de bolsas para diversas graduações aos beneficiários do Programa Passaporte Universitário. O evento ocorreu no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Zilca Lopes da Fontoura, localizado no Centro, e contou com a presença de mais de mil pessoas cujos nomes iniciam com as letras ‘A’ até ‘K’. Além dos contemplados, pais, amigos e familiares também estiveram presentes. No total, serão concedidas 2070 bolsas para os residentes de Maricá ao longo dos três dias do evento. Na quinta-feira, dia 29 de fevereiro, a partir das 18h, será a vez da entrega das bolsas para os nomes que começam com as letras ‘L’ até ‘Z’, além de 70 bolsas especialmente destinadas ao curso de Medicina, no mesmo local.

“Hoje é noite de comemoração, é noite de vitórias, é noite do começo para todos os novos alunos do Passaporte e precisamos novamente compreender o momento que vivemos para valorizá-lo. Estar aqui significa um futuro que vai se abrir para todos esses universitários, mas estar aqui significa também para nós, todos nós, a celebração e a comemoração de uma política pública que chegou para ficar e vai ser um legado e transformador na história de Maricá. Esse projeto é fruto de uma política pública que já é copiada por outras cidades do estado do Rio de Janeiro, porque realizamos com excelência e formamos muitos profissionais”, falou o prefeito de Maricá, Fabiano Horta.

A secretária de Ciência, Tecnologia e Formação, Adriana Costa, ressaltou a importância das políticas públicas.

“A nossa gestão pensa na educação como direito que a gente tem que ofertar para que cada vez mais a nossa população se desenvolva na mesma rapidez que a nossa cidade está se desenvolvendo. E foi por isso que foi criado o Passaporte Universitário. Aqui temos famílias e jovens recheados de sonhos que podem ser realizados. Quando a gente junta o sonho com o amor, a gente tem vida, e essas vidas estão aqui, estão na nossa cidade. Vamos para mais uma turma do Passaporte”, disse.

O Passaporte é um programa que oferece bolsas de estudo gratuitas para uma variedade de cursos, incluindo cursos livres, de extensão, técnicos, graduação e pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu. Desde o seu lançamento em 2019, o Programa Passaporte Universitário já concedeu um total de 8.499 bolsas para graduação e pós-graduação.

Os cursos de pós-graduação incluem áreas como engenharia, gestão estratégica de negócios, administração hospitalar, e outras especializações. Como contrapartida, as universidades parceiras se comprometem a estabelecer unidades de ensino universitário na cidade dentro de um prazo de até cinco anos.

Por outro lado, os cursos de graduação oferecidos pelo programa em instituições como a Universidade Estácio de Sá, UniLaSalle, Universidade Vassouras e Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) incluem Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Farmácia, Fisioterapia, entre outros.