quinta-feira, junho 20, 2024

8/11 – SEGUNDA-FEIRA [PRESENCIAL]

15H  –  MESA REDONDA: ‘’CENÁRIO AMBIENTAL ATUAL E PROPOSTAS PARA O FUTURO REGIONAL’’
COM AUTORIDADES DA REGIÃO DA BACIA DE CAMPOS E APRESENTAÇÃO COM THIÈRS WILBERGER – BIÓLOGO ESPECIALISTA EM BOTÂNICA E PALEOBOTÂNICA. PALESTRA O QUE CLIMA TEM A VER COM ECONOMIA? UM PANORAMA PARA OS MUNICÍPIOS DA BACIA DE CAMPOS.

17H  –  MESA REDONDA: ‘’BALANÇO SOCIOAMBIENTAL DE MACAÉ E REGIÃO’’
COM UENF (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY),  PUC-SP, PROF. ARISTIDES SOFIATTI (UFF),  PROF. MAURICIO MUSSI MOLISANI (NUPEM/UFRJ), PROFª GIULIANA FRANCO LEAL (NUPEM/UFRJ) E PROF. LUCIANO GOMES FISCHER (NUPEM/UFRJ).

9/11 – TERÇA-FEIRA  [ ONLINE ]

14H  –  PALESTRA: “PROJETO CARBONO ZERO PARA A FORMAÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA CLIMÁTICA”

COM RICARDO HARDUIM – BIÓLOGO (UERJ),  MESTRANDO EM “FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS” (UFRJ),  ESPECIALISTA EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS, TECNOLOGIA EDUCACIONAL E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR E PRESIDENTE DO CONSELHO DIRETOR E EDITORIAL DA REBIA – REDE BRASILEIRA DE INFORMAÇÃO AMBIENTAL.

16H  –  PALESTRA: ‘’RECICLANDO ATITUDES’’
COM LUCIANA FERREIRA SALGADO – BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO, PÓS-GRADUADA EM QSMS E RH, ATUANDO NOS ÚLTIMOS 17 ANOS EM GESTÃO DE SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO, ATUALMENTE COMO COORDENADORA DA QSMS/RH NA EMPRESA ECOLOGIKA AMBIENTAL GESTÃO DE RESÍDUOS.

18H  –  PALESTRA: ‘’IMPACTOS DOS MEGA EMPREENDIMENTOS’’
COM DR. IVENS LUCIO DO AMARAL DRUMOND (MEDIADOR) E REPRESENTANTES DAS INSTITUIÇÕES: BAÍA VIVA, PROAM, INTERNACIONAL RIVERS, IRMANE-C PELA PAZ  E PASTORAL DA ECOLOGIA INTEGRAL


10/11 – QUARTA-FEIRA [ONLINE] 

14H –  PALESTRA: ‘‘AGRICULTURA URBANA (HORTA) MODELO PARA O FUTURO DE MACAÉ’’
COM LUAN CAMPOS – BIÓLOGO (UFRJ); MESTRANDO EM AMBIENTE, SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO PELO INSTITUTO DE BIODIVERSIDADE E SUSTENTABILIDADE (NUPEM/UFRJ); CRIADOR DA “HORTA COM CIÊNCIA”; PESQUISADOR E COLABORADOR EM PROJETO DE EXTENSÃO NA ÁREA DE AGRICULTURA URBANA.

16H  –  PALESTRA: ‘‘SOLUÇÕES E BOAS PRÁTICAS PARA EVITAR O DESPERDÍCIO DE ÁGUA’’
COM JÚLIA LELIS – DIRETORA DE SUSTENTABILIDADE DA EMPRESA T&D SUSTENTÁVEL, GRADUANDA DE ENGENHARIA CIVIL (UFRJ/MACAÉ) E PARTICIPANTE DO PROJETO DE EXTENSÃO IRRIGASOL – UFRJ.

18H  –  PALESTRA: ‘‘INTERFERÊNCIAS NEGATIVAS NOS TERRITÓRIOS PRODUTIVOS DA PESCA E DEGRADAÇÃO’’
COM  FÁBIO FABIANO –  BIÓLOGO COM 42 ANOS DE EXPERIÊNCIA, ESPECIALIZAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL, EX-CHEFE DA RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA DE ARRAIAL DO CABO,  DIRETOR DE PROJETOS DO MOVIMENTO BAÍA VIVA, ASSESSOR DA ALA E APESCARPA.;  E

MARCELO CALAZANS – SOCIÓLOGO, COORDENADOR DA FASE ES, MEMBRO DA CAMPANHA ANTI-PETROLEIRA ‘’NEM UM POÇO A MAIS!’’ E SECRETÁRIO EXECUTIVO DA REDE OILWATCH LATINOAMERICA.

19:30 ÀS 21H  –  PALESTRA: ‘‘ANTROPOCENO BIO-EVOLUTIVO, O IMPACTO!’’
COM VITOR FERREIRA – BACHAREL EM BIOLOGIA ANIMAL (UFRRJ), GESTOR DE BACIAS HIDROGRÁFICAS (COPPE, UFRJ, RJ), TÉCNICO EM QUÍMICA (ETFC) E BIÓLOGO NA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DE MIGUEL PEREIRA; E

PABLO JOSÉ PENA RODRIGUES – BIÓLOGO (UFRJ), MESTRE EM ECOLOGIA (UFRJ) E DOUTOR EM BIOCIÊNCIAS (UENF).  PESQUISADOR TITULAR DO INST. DE PESQUISAS JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO E  PROFESSOR CONVIDADO EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO NA ESCOLA NACIONAL DE BOTÂNICA TROPICAL E NO MUSEU NACIONAL/UFRJ.