Edital ‘Enfrentando o Racismo a Partir da Base ‘ – Fundo Brasil

As violações contra os direitos da população negra são históricas e ainda persistentes. Dados de 2023 apontam que 87,8% das vítimas de intervenções policiais em nove estados brasileiros eram negras. Já as comunidades quilombolas enfrentam a negação de direitos básicos, falta de titulação de terras, racismo ambiental e negação de acesso à saúde e direitos culturais e sociais.

A violência de Estado segue sendo um dos principais motivos de extermínio, com a letalidade policial atingindo a juventude negra, mostrando a seletividade racial do sistema de justiça no país.

Ainda tem o racismo religioso, que afeta diretamente frequentadores de religiões de matriz africana, que são alvo constante de violências, agressões, ataques e preconceito. De acordo com o Fórum Nacional de Defesa do Direito à Liberdade Religiosa, de 2021, mais de 60% de denúncias de intolerância religiosa no Brasil são de seguidores dessa tradição. Além disso, a perseguição e a demonização feita sobre a cultura africana reforçam estigmas históricos, gerando ataques físicos e simbólicos contra os praticantes dessa herança ancestral.

Essa dura realidade reforça a urgência de políticas públicas e ações afirmativas para reduzir as desigualdades e proporcionar condições para que a população negra tenha acesso justo a direitos e à dignidade. Pela sustentabilidade dessas organizações, que diariamente lutam por justiça racial, o Fundo Brasil abre inscrições para o edital Enfrentando o Racismo a partir da Base 2025.

O objetivo do apoio é fortalecer grupos, coletivos e organizações lideradas por pessoas negras em todo o território nacional. Este é o 5º edital do Fundo Brasil voltado exclusivamente para a luta contra o racismo. A Fundação vai doar R$1 milhão para até 20 iniciativas de base focadas em defesa de direitos da população negra. Cada grupo pode receber até R$50 mil. 

As inscrições podem ser feitas até às 18h, do dia 27 de junho. Leia o edital completo em fundobrasil.org.br