O Dia Internacional do Lixo Eletrônico é lembrado em 14 de outubro e visa reforçar a importância do descarte correto e reciclagem de produtos eletroeletrônicos e pilhas sem utilidade. Segundo relatório divulgado pela Plataforma para Aceleração da Economia Circular (Pace) e pela Coalizão das Nações Unidas sobre Lixo Eletrônico, o Brasil é o país que mais produz esse tipo de resíduo na América Latina e o quinto no mundo, gerando mais de dois milhões de toneladas por ano.
A Lorenzetti, comprometida com as melhores práticas de respeito ao meio ambiente, apoia pelo segundo ano consecutivo o International E-Waste Day 2020, com campanha voltada ao descarte adequado de resíduos eletroeletrônicos.
A ação ocorre em parceria com a Green Eletron, fundada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), que atua como gestora sem fins lucrativos destes resíduos. Nesse ano, a Lorenzetti disponibilizará três coletores temporários, que ficarão nas fábricas da empresa, localizadas em São Paulo. Além disso, a Lorenzetti reforça a comunicação entre seus colaboradores sobre a importância do descarte correto de eletroeletrônicos, com ações de conscientização interativas.
Após o encerramento da campanha, todos os resíduos coletados serão encaminhados para as empresas recicladoras homologadas da Green Eletron para serem transformados em matéria-prima para a fabricação de novos produtos pela indústria, impulsionando a economia circular no país.
Como descartar? Além da ação de incentivo promovida internamente pela Lorenzetti, todas as pessoas podem fazer o descarte de eletroeletrônicos da maneira correta. Para isso, basta levar o equipamento em desuso aos pontos de coleta da Green Eletron. Os coletores recebem notebooks, impressoras, tablets, celulares, acessórios de informática, câmeras, chuveiros, cabos, carregadores, pilhas, entre outros itens. Acesse a lista completa aqui.
“Estamos muito satisfeitos em participar novamente da ação, que beneficia toda a cadeia e contribui de maneira significativa para que tenhamos ganhos ambientais e sociais. Nosso objetivo é disseminar a consciência ambiental entre os nossos colaboradores e consumidores, pois se trata de um dos principais pilares da gestão da empresa”, conclui Paulo Galina, gerente de marketing da Lorenzetti.