Conheça a Temazcal: prática ancestral de cura e purificação

“Temazcal”, nascido da Tradição Tolteca-Asteca, provém do México e na língua Nahuatl: Temazo (vapor casa) e Calli (casa de banho).

Para a ritualística purificadora do Temazcal, conhecida como “Tenda do Suor” ou “Sauna Indígena”, as lenhas são estruturadas como um forninho para o bom aquecimento das Abuelitas Pedras pelo Abuelito Fogo.

Depois que as Abuelitas Pedras ficam bem vermelhas e aquecidas no Abuelito Fogo, são levadas para o centro da Tenda arredondada, onde se produzem banhos de vapor com ervas medicinais aromáticas.

Através da respiração consciente, transpiração e mergulho profundo interior, atuam como medicina de desintoxicação, desbloqueio e purificação em níveis físico, mental, emocional, energético e espiritual.

O Temazcal é reconhecido pela OMS (Organização Mundial de Saúde), dentro da categoria das práticas tradicionais, que promove muitos  benefícios para saúde, mais bem estar, relaxamento das tensões, jornada para dentro de si e conexão ancestral com o coração e com a essência nos processos de autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e nas relações, além de nos abençoar com renovação no bem viver e renascimento espiritual.

BENEFÍCIOS DO TEMAZCAL

1. FÍSICOS

A Cabana de Suor, Temazcal ou Inipi é uma terapia poderosa de ligação com a Terra e nos conecta ao despertar de nossa memória ancestral. Mas além do trabalho para o nosso espírito (corpo sutil), este círculo de medicina, nos oferece incontáveis benefícios físicos.

Atualmente se sabe que o Temazcal estimula o sistema linfático, ajuda a descartar toxinas, uma vez que ao subir a temperatura acima de 40 graus Celsius a pele torna-se um terceiro rim, a alta temperatura de sudorese habilita o suor do corpo, e, a umidade não permite que o suor se evapore, por isso o sistema de auto-regulação do corpo (sistema simpático e parassimpático) responde, (a Homeostase) acelera a circulação e suamos ainda mais deletando ao máximo todas toxinas.

A pele fica vermelha indicando que o calor e frio excessivo estão sendo expulsos, conseguindo o balanço que é exigido no corpo, desta forma se sua mais do que quando realizamos qualquer tipo de exercício já que, durante e depois do Temazcal o metabolismo do corpo alcança um ritmo semelhante a correr ou nadar por muito tempo.

Além disso, tonifica a pele, age depurando as vias respiratórias e o aparelho digestivo, tonifica o sistema nervoso, ajuda em problemas ósseos, musculares e ginecobstétricos, e é um veículo ideal que nos transporta para um estado de paz e tranquilidade interior, aquietando a mente ao experimentar o calor da casa de banho e das propriedades curativas que nos presenteia a natureza através das diferentes plantas medicinais que nele são utilizadas.

O Temazcal ultrapassa em benefício e eficiência aos banhos comuns de vapor, uma vez que a pessoa a cargo da terapia pode aumentar ou baixar o calor, ajustando assim, às condições específicas que os participantes necessitem, além disso, o vapor é criado a partir de ervas que são escolhidas de acordo com o sofrimento a tratar. O calor deve ser mais alto do que a temperatura corporal normal para induzir a transpiração, a umidade alta inibe a evaporação do suor que esfria normalmente o corpo; estima-se que cada litro de suor que se perde no Temazcal é o equivalente ao trabalho que realiza o Rim em vários dias.

2. PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS

Sistema reprodutivo da mulher: é recomendável esta casa de banho para tirar frios ou calores malignos do corpo. A maioria da problemática associada com o sistema reprodutivo da mulher tem a ver com a frieza. O Temazcal contribui aquecendo os ovários, trompas de falópio e o útero. Atualmente, existem muitos casais que conseguem engravidar ao participar regularmente ao Temazcal.

As parteiras tradicionais usavam-no com as mulheres grávidas como meio preventivo, curativo e para a atenção do parto, aproveitando a ocasião para acomodar o bebê para o seu bom nascimento.

Dentro do Temazcal a matriz da mulher grávida se expande, fazendo muito mais fácil a Trabalho do Parto. Tanto na República Mexicana, como na América Central, a casa de banho pré-hispânica com plantas medicinais era usada nestes dois eventos tão importantes na vida de uma Mulher.

Depois do parto a Mãe era banhada com ervas medicinais, a fim de que sua matriz se reconheça e volte para o seu estado original. Nesta fase o banho não é tão quente como se costuma, o temazcalero cuida que o calor não passe os 40 graus Celsius, não somente o calor do lugar ajuda no trabalho de parto, mas sim que o bebê nasça em um ambiente semelhante em temperatura do que vem, e por outro lado, a matriz não se expõe tanto ao frio como em um parto normal, acalmando as dores, facilitando a saída de restos placentários e toxinas, estimulando a produção e condução de leite.

O banho pré-hispânico não é recomendado durante o período da menstruação, mas é muito útil e recomendável usá-lo regularmente na síndrome pré-menstrual (dor, irregularidade, depressão, inchaço).

Foram recentemente tratadas mulheres e de acordo com os relatórios médicos, em que os cistos sobre os seus ovários eram maiores em volume do que o seu útero, e, após uma série de casas de banho no Temazcal, foi constatada uma redução considerável do cisto.

Sobre as sessões

Durante uma sessão intensa de Temazcal perde-se entre 3 a 4 kg de peso corporal dos quais uma alta proporção é de água, aproximadamente em uma sessão perde-se 1.500 ml de suor, através deste aumenta-se a excreção de produtos terminais do metabolismo (toxinas) como ácido úrico, creatinina, ureia, ácido láctico, cloreto de sódio; também se equilibra o ph ácido-alcalino do sangue e contribuindo para a eliminação de metais pesados que são absorvidos nas sociedades modernas; como Zinco, Mercúrio, Cobre, Chumbo entre outros. Quando a intensidade do suor é baixa, a concentração dessas substâncias nocivas é alta.

A água é o motorista ideal da eletricidade, e, a eletricidade de nosso corpo se manifesta melhor onde há água, assim, se entorpecemos as funções da pele com produtos industrializados, os resíduos celulares impedirão a respiração desta, deixando uma pele ressecada e sem energia.

Ao utilizar água fria dentro do Temazcal como parte da terapia, o corpo realiza um movimento funcional de volume sanguíneo, através do coração, com isso realiza um exercício circulatório bastante enérgico (contra-indicado em problemas de doença cardíaca grave), isto é conhecido pelos naturistas como “Lavagem de Sangue”, que limpa o sangue de impurezas, estimulando as glândulas sudoríparas, o sistema circulatório e melhorando de forma natural as deficiências cardiovasculares. Em cinquenta minutos de casa de banho é possível remover um litro de suor equivalente a 1 kg de toxinas.

O Temazcal é utilizado medicamente nos sofrimentos relacionados com o frio interno e tem sido de grande importância, principalmente no tratamento de distúrbios femininos, pois provoca calor nos ovários, trompas de falópio e útero, por isso é muito indicado em infertilidade, gravidez, pós gravidez, purificação e fluído do leite materno e também para recuperar a firmeza da pele.

Hipócrates, Pai da Medicina Ocidental dizia: “Dê-me uma febre e vou curar-lhe qualquer doença”, a hipertermia induzida através do Temazcal é comparável a um estado de febre temporária que beneficia enormemente, pois estimula a capacidade defensiva contra diferentes tipos de infecções; as altas temperaturas também facilitam a revitalização e reparação celular.

Atualmente, a ciência sabe que o calor aumenta as funções de cada órgão, e, em particular, a do sistema imunológico.

Desta forma podemos explicar a sábia ação do corpo ao subir a temperatura (febre) perante a presença de certas doenças ou infecções. O sistema linfático é um dos responsáveis pela limpeza e depuração do corpo, de grande importância pela sua ação depurativa para o corpo humano.

O Temazcal estimula o sistema glandular, em particular as glândulas pineal e pituitária (conhecidas como as glândulas-primas), que regem a atividade glandular de todo o corpo, como o é a tireoide, adrenais, hormonais, sexuais etc.

O vapor que é produzido ao interior do Temazcal ocorre quando as pedras aquecidas em vermelho vivo recebem a água fria, criando uma quantidade importante de ozônio de carga negativa, que, combinado às ervas, produz alcaloides de energia ionizante aumentando assim a produção de mais ozônio.

A Ciência descobriu importantes utilizações terapêuticas do ozônio, destacando-se a sua ação germicida que no interior do Temazcal age como potente antibiótico natural.

A presença elevada de íons negativos exerce reações no corpo a que a aura (padrão bio-estruturantes eletromagnéticos) expanda-se, manifestando-se radiante em todas as funções do corpo, incluindo as do cérebro. A aura é quem dirige a construção do corpo em que vivemos e quem o mantém funcionando, sendo que a prática da terapia do Temazcal permite e propicia que esta inteligência áurica regenere o corpo.

O Campo elétrico percorre todas as células, órgãos e todo o sistema nervoso, estimulando todas as funções fisiológicas e o metabolismo; se o campo elétrico é muito fraco, manifesta-se cansaço, desânimo e falta de vitalidade. Esta é a causa principal da fadiga e da dormência sentida quando se viaja em automóveis, aviões, tanques, submarinos e trens. O mesmo acontece quando se trabalha em um ambiente com ar condicionado ou aquecimento costuma deixar as pessoas completamente esgotadas, mesmo que não façam mais do que estar sentadas atrás de uma mesa.

Para uma pessoa que trabalha no campo, as mesmas horas porém com um exaustivo esforço físico, não apresenta esta exaustão ao terminar o seu trabalho, pois existe uma grande diferença de ambiente, a qualidade do ar.

Os raios infravermelhos emitidos pelas pedras quentes são de grande benefício, principalmente nos sofrimentos onde estes raios têm demonstrado a sua eficácia e virtudes terapêuticas. 

Os efeitos medicinais dos raios infravermelhos são muito importantes e benéficos no Temazcal, sendo este um tratamento alternativo da dor, muito útil no sofrimento de artrite reumatoide (para a reabilitação de articulações afetadas por esta doença), proporcionando grande ajuda às pessoas que sofrem de ciático , reumatismo e em todos os sofrimentos onde se faça necessário o aumento da irrigação sanguínea, diminuindo a rigidez das articulações e a dor, melhorando a circulação, reduzindo o stress.

Alguns dos benefícios que o Temazcal proporciona:

– alivia o transtorno do sono
– ajuda a perder peso
– ajuda a remover toxinas
– beneficia a circulação sanguínea
– depura o aparelho digestivo
– desatrofia os músculos
– diminui os problemas ósseos
– filtra as vias respiratórias
– incita a introspecção e reflexão
– ameniza distúrbios hepáticos
– reduz o tamanho dos cistos nos ovários
– relaxa o sistema nervoso diminuindo o stress e a angústia
– resolve problemas de irregularidade menstrual
– tonifica a pele

Desordens imunológicas, AIDS e câncer: 

O calor é um meio para reduzir a proteína do stress, esta desaparece a partir da organização da atividade molecular, através da regulamentação, pois identifica e trabalha a célula que é diferente das outras, pela sua estrutura ou seu tamanho. 

Esta reação encontramos quando somos submetidos a agentes quimioterapêuticos, quando nos encontramos em um estado patológico de inflamação viral, quando temos febre, inflamação, etc. Ao aumentar a temperatura do corpo, imediatamente há uma reação, todas as células, desde uma bactéria até as células neurais apresentam um aumento na produção de certas moléculas que protegem o dano produzido pelo calor.

Isto foi observado pelos biólogos há mais de 30 anos. Os estudos mostram que ao estar dentro de uma sessão de Temazcal, o calor terapêutico estressante, pode ser capaz de gerar proteínas com efeito imunológico – os estudos científicos continuam procurando e tentando descobrir mais sobre o tema. Isso pode ajudar em tratamentos de câncer e outros distúrbios imunológicos, sendo conveniente mencionar que ao aquecer as pedras do Temazcal estas emitem energia radiante ou radiação térmica (Infravermelho, ultravioleta), que o corpo absorve parcialmente.

Efeitos na pele: Tonifica, regenera e purifica a pele. Este é o maior órgão do corpo e atua como mecanismo regulador da temperatura interna do organismo e é dotado com um mecanismo de auto regulação interna onde mesmo que se encontre em um meio maior de 40º C, não ultrapassa os 38 º C (esfria através do suor). A pele é como um terceiro rim, por onde se eliminam as toxinas acumuladas no corpo. 

As pessoas que habitam em meios contaminados, podem ter os poros fechados, e estes são ativados pelo mecanismo terapêutico do Temazcal, pelos efeitos da alta temperatura, estimulando a renovação da pele, pois favorece a descamação da camada superficial, ativando simultaneamente a proteção contra as infecções cutâneas através da formação do manto ácido. Se você aplicar suco de aloé (babosa) sobre o corpo antes de entrar na casa de banho, os resultados são favoráveis sobre manchas e outros problemas da pele.

Efeitos no sistema nervoso: tem um efeito relaxante e estimulante no organismo, ajuda a tratar o stress, insônia, tensão nervosa, etc. Estimula o sistema hormonal, funciona como uma limpeza sanguínea excluindo as toxinas e impurezas através do suor, automatizando o sistema nervoso.

Efeitos no aparelho respiratório: utilizado para tratar problemas como: gripe, bronquite, enfisema, asma e sinusite. Limpa e descongestiona os canais nasais e paranasais ao elevar-se a temperatura combinado ao vapor com o aroma das plantas medicinais, abrindo as vias respiratórias. Por efeito do calor ocorre a inalação terapêutica, com o vapor de água, o vapor das flores e ervas curativas, e seus óleos retirados destas e depositados nas pedras durante a cerimônia se produz automaticamente a desobstrução das vias respiratórias.

Ativa também a irrigação de uma forma impressionante, 7 vezes mais do que em condições normais, também se aumenta o fluxo sanguíneo, somado isto à expansão dos pulmões os brônquios que facilitam a expulsão das toxinas acumuladas.

Efeitos no sistema circulatório: aumenta a circulação sanguínea, movimentando o sangue para que chegue aos recônditos locais do organismo. Facilita a expulsão de toxinas ao dilatar os vasos sanguíneos, como a remoção de ácido úrico e colesterol; é auxiliar natural em tratamentos de doenças relacionadas com deficiências circulatórias e cardiovasculares. Por meio da temperatura alta e da ebulição de água fresca, é alcançado um alto grau de movimento no sistema circulatório (lavagem de sangue), ajudando a corrigir problemas de varizes, úlceras varicosas, trombo flebite, embolia, adormecimento de mãos e pés , pressão alta ou baixa, e outros problemas circulatórios.

Efeitos no sistema muscular: no Temazcal primeiro se aquece a pele pouco a pouco com o calor penetrando no tecido celular subcutâneo até o músculo, este calor proporciona relaxamento do sistema muscular, auxilia no alívio de contrações musculares (retração de um músculo), dores nas costas, atrofia muscular, dores de joelhos e tornozelos, entre outros, graças aos efeitos da temperatura e de resinas das plantas que são utilizadas.

Melhoria do sistema imunológico: aumenta a circulação sanguínea e a linfa, a produção de leucócitos (glóbulos brancos) do corpo e descongestiona o sistema linfático. Observou-se que pessoas que visitam regularmente estas casas de banho de suor e que sofrem de doenças crônicas ou recorrentes, diminuem os seus sofrimentos, percebendo que se adoecem, recuperam-se facilmente.

Atualmente sabemos que induzir o suor do corpo tem benefícios em diversos tratamentos de doenças como podem ser, as correspondentes ao sistema reprodutivo da mulher, as dermatológicas, do fígado, do sistema circulatório, respiratório, imunológico, em problemas de reumatismo, artrite, gota, bem como em problemas agudos, dores, rigidez e congestionamentos musculares.

No Temazcal se trabalha, estão presentes e intervêm os quatro elementos, a terra, quando nos adentramos simbolicamente ao útero materno ao entrar no Temazcal; o fogo, usado para aquecer as pedras (as avós), o ar, presente sempre ao nosso redor e ao usar e por último a água, que não por apresentá-la no final é o menos importante, esta, transporta a energia por todo o nosso corpo, se perdermos 50% dela, não sobreviveríamos, pois ela é quem transporta pelo sangue os fluidos corporais, sendo o meio pelo qual circulam os nutrientes através do nosso corpo.

Existem teorias que estão sendo estudadas onde se menciona a capacidade da água de copiar e memorizar informação ao falarmos, rezarmos ou colocarmos músicas para ela. A descoberta de mudanças na frequência vibracional da água nos leva a recordar que nossos antepassados a veneravam, saudavam, cantavam e rezavam com oferendas. Este trato respeitoso com a água desde os tempos indígenas está hoje nos sendo revelado pela Ciência.

Escrito por Cantaro de Agua (mahtlactli atl), Acámbaro (México), e traduzido por Leticia De Castilho Freire.

PARA MAIS INFORMAÇÕES, SIGA: