Não é de agora que devemos nos preocupar com os utensílios de cozinha que usamos, e não só para preservar as panelas, frigideiras e assadeiras, como também para cuidar da saúde. Essa também é uma preocupação dos cientistas, que descobriram que os utensílios domésticos produzidos com plástico preto podem conter substâncias tóxicas e cancerígenas.
Utensílios de cozinha de plástico preto podem conter substâncias tóxicas e cancerígenas
Um estudo realizado realizado por pesquisadores da Toxic-Free Future e da Universidade Vrije, da Holanda, foi publicado em outubro na revista científica Chemosphere, alertando para as substâncias tóxicas e cancerígenas que podem ser liberadas dos utensílios de cozinha de plástico na cor preta.
O estudo foi feito analisando a composição química de 203 utensílios domésticos como utensílios de cozinha, acessórios de cabelo, potes plásticos de comida e até brinquedos infantis para verificar a presença de bromados e organofosforados, substâncias retardantes de chamas que são normalmente usadas para conter incêndios.
Os resultados da pesquisa são alarmantes, já que 85% dos produtos continham alguma dessas substâncias em diferentes níveis, com uma bandeja de sushi, uma espátula de cozinha e um colar de miçangas sendo os mais severos. Em pesquisas realizadas anteriormente, foi possível entender que os retardantes de chamas podem aumentar os riscos de desenvolvimento de câncer, além de disfunções hormonais e doenças cardiovasculares.
E quem pensa que o problema acaba por aí, não é bem assim. Além dessas substâncias, também foram encontradas altos níveis de éter decabromodifenílico (decaBDE) em 70% dos itens analisados. Esse composto foi utilizado em invólucros de eletrônicos como televisões há décadas, mas foi proibido em diversos países, inclusive no Brasil, há mais de 20 anos, por ser um poluente orgânico persistente. Estudos recentes relacionam o aumento de mortalidade por câncer e a exposição a produtos com esse composto. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo alerta o decaBDE como tóxico para fetos e crianças.
Essas substâncias tóxicas são encontradas em diversas embalagens de delivery, que muitas vezes acabamos por reutilizá-las. No entanto, essa prática não deve ser feita de forma alguma, principalmente se for usá-la para aquecer no micro-ondas. De forma geral, o aviso é simples: evite ao máximo o plástico preto, que é difícil de reciclar e costuma ser tóxico.
Quais são os melhores materiais para utensílios de cozinha?
Na hora de trocar os seus utensílios de cozinha, dê preferência para materiais como silicone, inox e vidro. Eles são os mais indicados para estar em contato com o alimento, além de aguentarem altas temperaturas.