COP30: Binatural leva demonstração prática do uso de biodiesel no transporte pesado

Caminhão percorreu dois mil km com baixa emissão de CO2, levando à Conferência das Nações Unidas exemplo de logística sustentável

Caminhão modelo FH460 da Volvo, abastecido com biodiesel 100% (Foto: Divulgação)

Em um momento em que a transição energética ganha espaço nas discussões globais, a Binatural — empresa brasileira produtora de biodiesel — levou à COP30 uma demonstração prática do uso do biocombustível no transporte rodoviário de carga.

Um caminhão modelo FH460 da Volvo, abastecido com biodiesel 100% puro (B100), partiu de Formosa (GO) com destino a Belém (PA). O trajeto de cerca de 2 mil quilômetros cruzou o Distrito Federal e os estados de Goiás, Tocantins, Maranhão e Pará.

Segundo cálculos baseados no GHG Protocol, a viagem com biodiesel resultou em uma redução estimada de duas toneladas de CO2, o equivalente a 99,65% menos emissões em comparação com o mesmo percurso realizado com diesel fóssil. A iniciativa faz parte das ações da Binatural voltadas à transição energética e à ampliação do uso de biocombustíveis em larga escala.

De acordo com o CEO da Binatural, o caminhão da Binatural chegou à COP30 levando um exemplo concreto de que o Brasil já tem soluções reais para reduzir emissões e impulsionar uma economia verde.

“Não estamos apenas discutindo o futuro, estamos mostrando que ele já começou. O biodiesel brasileiro é uma resposta imediata, acessível e escalável para descarbonizar a frota de transporte pesado, que ainda depende fortemente de combustíveis fósseis. Com tecnologia, logística eficiente e propósito, mostramos que é possível mover o país e proteger o planeta com energia renovável produzida aqui”, afirmou.

Em comunicado, a empresa afirmou que o veículo integra o novo plano logístico da empresa, projetado para ampliar o alcance de sua frota movida a biodiesel. O caminhão exerce uma função estratégica e flexível nas operações, com capacidade para atender diversas rotas de coleta e transporte de matérias-primas utilizadas na produção do biocombustível, como óleos vegetais e gorduras animais, em rotas que somam cerca de nove mil quilômetros mensais, praticamente zerando as emissões de CO2 na operação.

Além da eficiência ambiental, o projeto também incorpora avanços tecnológicos. De acordo com a empresa, o caminhão possui um sistema de monitoramento 24 horas, que acompanha em tempo real o consumo de combustível, a quilometragem percorrida e as condições de segurança da viagem. As câmeras internas e laterais da cabine reforçam o controle operacional e garantem maior transparência e rastreabilidade em toda a jornada.