Sem peixe nem tapioca: mudança na alimentação ameaça cultura e saúde de ribeirinhos da Amazônia

Tese da USP mostra como fatores ambientais e sociais estão promovendo o "nutricídio" da cultura alimentar de comunidades tradicionais no Pará

Pesquisadora viajou até a região para conhecer e conversar com a população sobre a realidade vivida por ela – Fotomontagem com imagens da pesquisadora

Texto: Maria Eduarda Oliveira*
Arte: Daniela Gonçalves**

Comunidades ribeirinhas da Amazônia localizadas na Floresta Nacional de Caxiuanã, no Pará, estão trocando alimentos tradicionais por produtos industrializados, aumentando risco de doenças graves e perda de qualidade de vida, como mostra um estudo realizado no Instituto de Biociências (IB) da USP. A pesquisa, que tem como autora a bioantropóloga Mariana Inglez, foi premiada na categoria Inclusão Social e Cultural e Redução das Desigualdades da 14ª edição do Prêmio Tese Destaque USP.

O estudo analisa esse fenômeno de transição nutricional como um processo de nutricídio, termo criado pelo médico Llaila O Afrika, em 1993, para descrever a perda nutricional caracterizada pela dificuldade ou total falta de acesso a uma alimentação saudável em populações à margem da sociedade, o que influencia a saúde e continuidade de culturas alimentares tradicionais.

Entre 2019 e 2023 a pesquisadora acompanhou de perto as comunidades. Os dados coletados por Mariana mostram que, em duas décadas, o consumo de alimentos industrializados cresceu de forma significativa. Na dieta, a participação de carboidratos provindos de alimentos comprados passou de 14% para 33%, a de proteínas de 13% para 33%, e a de gorduras de 21% para 71%. Esse avanço reflete uma substituição de dietas tradicionais por produtos industrializados ricos em energia e pobres em nutrientes.

A imagem mostra uma mulher de pele negra sorrindo, usando um óculos rosa claro redondo, com cabelo cacheado volumoso e roupas leves.
Mariana Inglez – Foto: Arquivo pessoal

“Quando falo nessa transição nutricional, estou falando da substituição de alimentos que fazem parte da identidade de um povo, que têm uma relação com o ambiente e uma relação com aspectos simbólicos, culturais e afetivos. Geralmente são alimentos muito mais saudáveis”, diz Mariana em entrevista ao Jornal da USP. O resultado encontrado durante a pesquisa etnográfica — abordagem que implica convívio e imersão na rotina das pessoas que colaboraram com o estudo — mostra que a dieta antes baseada em farinha, peixe e frutas locais tem sido substituída por produtos comprados, como arroz branco, açúcar, óleo vegetal, refrigerantes e macarrão instantâneo.

“Esse processo já era percebido pela população”, afirma Mara, habitante de uma das comunidades visitadas em Caxiuanã. A reportagem optou por não identificar o sobrenome da moradora e o nome da comunidade para preservar sua segurança e privacidade, em acordo com a escolha da pesquisadora. “Antes a gente consumia basicamente alimentos naturais, por exemplo, o peixe que a gente pescava, a caça, a farinha que produzimos aqui mesmo. No café da manhã, tomava com uma farinha de tapioca ou uma tapioquinha. Hoje em dia, houve um avanço na questão da alimentação industrializada”, afirma.

A tese Transição nutricional em comunidades ribeirinhas da Amazônia brasileira: “escolhas” entre alimentos tradicionais e industrializados na região de Caxiuanã, Pará, Brasil, foi defendida em 2024, sob a orientação do professor Rui Sérgio Sereni Murrieta, no Programa de Pós-Graduação em Ciências (Genética e Biologia Evolutiva) do IB.  

Através de dados quantitativos, a bioantropóloga comparou seus resultados com informações coletadas nos mesmos locais, entre 2002 e 2009, por Bárbara Piperata, uma das principais referências em antropologia nutricional na Amazônia, que foi orientadora de Mariana quando ela esteve fora do Brasil, na The Ohio State University (EUA) durante o doutorado sanduíche.

O mapa mostra a região norte do Brasil, com destaque para o estado do Pará. No canto superior esquerdo, há um pequeno mapa do país indicando a localização do Pará. No centro, em destaque laranja, está a “Região do estudo”, a Floresta Nacional de Caxiuanã.
Mapa retirado da tese indica a região do estudo

Com uma abordagem biocultural, o objetivo de Mariana foi conduzir uma pesquisa que integrasse dimensões biológicas, socioculturais, econômicas e ambientais para compreender a alimentação, saúde e modos de vida na região. Tudo a partir de um ponto de vista decolonial, valorizando a vivência das populações ribeirinhas. Esse é um modelo novo de pesquisa que traz as populações para dentro do estudo da alimentação e as coloca no centro do debate das relações entre saúde humana e ambiental, aspectos culturais, sociais e o enfrentamento às desigualdades.

A imagem mostra uma mulher sentada à beira de um rio, escrevendo em um caderno. Ela está sob a sombra de uma estrutura de madeira, vestindo roupas leves e óculos, com expressão concentrada.
Foto: Mariana Inglez

Mais vulneráveis desde a prática colonial

As análises, realizadas com 177 participantes, variando entre adultos, jovens e crianças, mostraram que toda a população ganhou peso nas últimas duas décadas, mas as mulheres foram as mais afetadas, o que significa que elas apresentam maior risco de doenças crônicas como hipertensão, obesidade e diabetes. “Geralmente as mulheres deixam ‘as melhores partes’ para os parceiros e para as crianças. Então, são as primeiras que vão enfrentar a insegurança alimentar e aí, consecutivamente, as que mais vão consumir alimentos ultraprocessados, que não têm tanto poder nutritivo, mas que são mais calóricos”, afirma Mariana.

O estudo aponta que, embora programas de redistribuição de renda tenham contribuído com o combate à fome, houve um aumento na insegurança alimentar — situação em que falta acesso regular a alimentos na quantidade e qualidade necessárias para a sobrevivência. A pandemia de covid-19 agravou o problema, com a interrupção das cadeias de abastecimento e das fontes de renda nas comunidades. “Os povos tradicionais, negros, afro-indígenas, ribeirinhos e periféricos foram grupos mais vulneráveis durante a pandemia”, diz Mariana. Para ela, isso evidencia qual o perfil dos grupos que estão em maior fragilidade alimentar. “É o sistema que vai influenciar quem consegue se alimentar bem e manter a sua cultura alimentar no Brasil. Um que começa desde a prática colonial.”

Outra causa do aumento do consumo de ultraprocessados é a inadequação das políticas públicas de alimentação. As cestas básicas entregues às comunidades, por exemplo, contêm mais alimentos ultraprocessados, não condizente com a cultura alimentar ribeirinha, e que também são ofertados na merenda escolar às crianças e jovens, em desacordo com as orientações do Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB). Criado pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens) da USP em conjunto com o Ministério da Saúde (MS) em 2014, o guia apresenta informações e orientações sobre alimentação e nutrição para a sociedade em geral, serve de base para a atuação de profissionais de saúde e também para a formulação de políticas públicas.

As mudanças climáticas aparecem como um novo fator na piora da alimentação local. Com a diminuição das chuvas e o aumento da temperatura alterando a produção agrícola e diminuindo a disponibilidade de peixes nos rios, fica cada vez mais difícil depender exclusivamente dessas fontes. “Hoje em dia o feijão que vem é industrializado, mas antes a gente comia o feijão que plantávamos, [atualmente] raramente se planta aqui na nossa comunidade”, conta Mara.

Segundo Mariana, tendo contato direto com essas comunidades foi possível perceber que, se tiver escolha, a população ainda prefere se alimentar de maneira tradicional. “Existe uma percepção local do que é uma comida de verdade que faz bem para a saúde, e não é comida ultraprocessada. Então, quando existe a possibilidade de escolher, vão comer um peixe cozido com farinha”, diz.

*Estagiária sob supervisão de Silvana Salles e Antonio Carlos Quinto