Segundo um estudo realizado pelo especialista em câncer Nick Van Larebeke, os jovens que comem alimentos orgânicos com mais frequência têm mais toxinas no sangue e na urina. Muitos recorrem a esses produtos como alternativas para manter um estilo de vida atrelado a uma alimentação saudável, mas por vezes não é assim que pode vir a acontecer, esclarece a pesquisa realizada. Confira agora e descubra!
Como foi feita a pesquisa
Os cientistas separaram 600 adolescentes e examinaram a presença das substâncias tóxicas presentes nos jovens. Para aqueles que relataram consumir alimentos orgânicos mais de 7 vezes por semana, em média, os números dispararam: concentrações 20, 30 ou até 40% mais altas de uma série de toxinas do que o normal.
Quais são os alimentos orgânicos com mais toxinas?
Quem come com mais frequência alimentos orgânicos, principalmente os ovos, os produtos lácteos, as sementes e os frutos secos, apresenta altas concentrações de toxinas no sangue. Entre as substâncias nocivas estão o chumbo, o arsênico, o cloro e outros compostos.
Por que os produtos orgânicos apresentam toxinas?
Os produtos orgânicos, por mais que sejam de qualidade, podem ser vítimas da enorme poluição ambiental, com substâncias nocivas que chegam neles a partir do ar ou do solo. O especialista Nick Van Larebeke, informa que uma boa alternativa é tornar o solo saudável novamente, a partir de uma boa compostagem, para garantir que os vegetais permaneçam saudáveis.
Os produtos orgânicos são prejudiciais à saúde?
Os riscos para a saúde existem, mas ainda devem ser estudados com mais cuidado. Por exemplo, os cientistas sabem o risco de ter o chumbo entre as toxinas no sangue, mas ainda não sabem o risco de ter o chumbo obtido a partir de alimentos totalmente orgânicos. Mesmo assim, Lieve Vercauteren, diretora BioForum Vlaanderen, organização para agricultura e alimentação orgânica, acredita que os produtos orgânicos ainda são mais saudáveis do que os produtos agrícolas tradicionais. “As substâncias que os pesquisadores encontraram são devidas à poluição ambiental. E você também consegue isso se não consumir produtos orgânicos. (…) Ainda existem os produtos saudáveis que você obtém dos produtos orgânicos.”, informa Lieve.