XI Feira de RSE começa terça-feira (19)

O tema central do Fórum da XI Feira de RSE Bacia de Campos, “Sustentabilidade no Mundo em Transição”, propõe um debate sem preconceitos sobre os novos cenários criados pelas tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), que já provocam uma verdadeira revolução nas relações interpessoais, culturais, sociais e econômicas, tendo ainda como pano de fundo a preocupação global com as mudanças climáticas, cujas conseqüências e seus inevitáveis prejuízos já fazem parte do noticiário cotidiano e das avaliações das agências de risco. O que há alguns anos pareciam assuntos tão distantes e complicados começam a afetar a vida real do cidadão comum, e com um detalhe: trata-se de uma viagem sem volta.

A chamada “Quarta Revolução Industrial” (convergência tecnológica nas áreas física, biológica e digital) – em que o conhecimento e a informação agregam cada vez mais valor aos produtos e processos -, abre um imenso leque do mercado de trabalho no chamado setor de serviços, mas, por outro lado, aponta uma tendência irreversível de redução e desaparecimento gradual de muitas atividades produtivas hoje existentes.

Especialistas de várias correntes do pensamento, entre eles sociólogos, RHs, cientistas sociais, psicólogos, etc., já admitem que as profissões mais promissoras da próxima década ainda nem foram criadas.

Esta previsão sacode as estruturas do sistema educacional, das relações de trabalho, de vários outros segmentos da sociedade organizada e até da própria ciência econômica. A pergunta a se fazer é, basicamente, esta: estamos nos preparando para essa nova realidade? E como sobreviver aos novos tempos, se velhos problemas continuam na ordem do dia, sem perspectivas de ocorrer melhorias estruturais capazes de colocar, a curto e médio prazo, o Brasil no século 21?

Aqui, ainda estamos subsidiando combustíveis fósseis…

A XI Feira de RSE Bacia de Campos, realização da Revista Visão Socioambiental e parceiros, acontece nos dias 19, 20 e 21 de junho, das 14 às 21 horas, na Cidade Universitária de Macaé. Venha debater com a gente.

A entrada é franca.XI Feira CONVITE