“SUSTENTABILIDADE NO MUNDO EM TRANSIÇÃO” É O TEMA DA XI FEIRA DE RSE

A XI FEIRA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL BACIA DE CAMPOS, realização da Revista Visão Socioambiental e parceiros, acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de junho de 2018, das 14 às 21 horas na Cidade Universitária de Macaé. O tema do Fórum será “Sustentabilidade no Mundo em Transição”.

 Quais são as tendências de inovação na economia do conhecimento e nos modelos de negócios emergentes, com foco no desenvolvimento sustentável?  As profissões mais promissoras da próxima década, de acordo com especialistas, ainda nem foram criadas. O nosso sistema educacional está preparando as novas gerações para mais esse desafio?

As tecnologias da informação e comunicação estão mudando radicalmente as relações de trabalho estabelecidas desde a Revolução Industrial. Trata-se de um processo irreversível que afeta a estabilidade de milhões de trabalhadores, mas amplia enormemente as perspectivas para atividades laborais focadas na inovação e na criatividade compartilhadas. Quem vai sobreviver?

Neste momento de transição entre os séculos XX e XXI, os choques culturais são inevitáveis e trazem consigo a quebra de paradigmas mantidos por muitas décadas. As conseqüências afetam a economia, a política e a sociedade como um todo, com um agravante: a crise ambiental que assume contornos dramáticos. De um lado, uma economia distópica movida por mecanismos financeiros que aprofundam as desigualdades; e por matrizes energéticas que causam comprovados prejuízos à vida no planeta; do outro, as novas tecnologias que subvertem as relações interpessoais e de mercado, encurtando distâncias e rompendo fronteiras entre produção e consumo. E no meio, bilhões de pessoas perplexas que reagem, aceitando ou não esta nova realidade.

E o que tudo isso tem a ver com conosco? Você saberá durante os três dias da XI Feira de RSE Bacia de Campos, que também debaterá outros temas de alta relevância, como: inclusão social, recursos hídricos, energias renováveis, agricultura orgânica, qualidade de vida, coleta seletiva, cidades inteligentes, ciberdemocracia, mobilidade compartilhada, o papel das empresas para uma sociedade mais sustentável etc.

Conteúdos das palestras e painéis em conformidade com o tema central da XI Feira de RSEêconta realidadeovos tempos ou tentando imites entre produçtempo, estmpo que combata as desigualdades

– “Inclusão em Áreas de Vulnerabilidade Social e Violência”; p

– “Novas Plataformas de Ensino: Desafios para o Mundo do Trabalho no Século XXI”;

– “Ciberdemocracia: A Cidadania nas Redes”;

– “Voluntariado como Prática Cidadã”;

– “Recursos Hídricos: Responsabilidade de Todos”;

– Energias Renováveis e Eficiência Energética”;

– “Inclusão Digital e Qualidade de Vida”;

– “Agricultura Orgânica: Compromisso com a Saúde”;

– “Os Valores Agregados dos Resíduos Sólidos”;

– “Mobilidade Compartilhada: Novas Possibilidades”;

– “Inovação e Sustentabilidade: O Papel das Empresas”;

_ “Turismo: Opção Econômica Sustentável”;

– Os Benefícios das Terapias Naturais”.

XI Feira CONVITEPara as palestras e painéis serão convidados professores e pesquisadores das instituições acadêmicas de Macaé e Região, além de personalidades de outros municípios e estados brasileiros.