Aquecimento global está transformando a Grande Barreira de Corais

Um novo estudo, publicado on-line na revista Nature, mostra que os corais no norte da Grande Barreira de Corais sofreram uma catastrófica mortalidade após a extensa onda de calor marinha de 2016.

Os cientistas mapearam o padrão geográfico de exposição ao calor dos satélites e mediram a sobrevivência dos corais ao longo dos 2.300 km de extensão da Grande Barreira de Corais após a extrema onda de calor marítimo de 2016.

A quantidade de morte dos corais, que eles mediram, estava intimamente ligada à quantidade de branqueamento e nível de exposição ao calor, com o terço norte da Grande Barreira de Corais sendo o mais severamente afetado. O estudo constatou que 29% dos 3.863 recifes que compõem o maior sistema de recifes do mundo perderam dois terços ou mais de seus corais, transformando a capacidade desses recifes de sustentar o pleno funcionamento ecológico.

“A morte de corais causou mudanças radicais na mistura de espécies de corais em centenas de recifes individuais, onde comunidades de recifes maduras e diversificadas estão sendo transformadas em sistemas mais degradados, com apenas algumas espécies resistentes”, disse o co-autor Prof Andrew Baird do Coral CoE da James Cook University .

“Como parte de um evento global de calor e branqueamento de coral que abrange 2014-2017, a Grande Barreira de Corais sofreu estresse de calor e branqueamento novamente em 2017, desta vez afetando a região central da Grande Barreira de Corais”, disse o co-autor Dr. Mark Eakin da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA .

“Estamos agora em um ponto em que perdemos quase metade dos corais em habitats de águas rasas, nos dois terços do norte da Grande Barreira de Corais, devido ao branqueamento consecutivo em dois anos consecutivos”, disse. Prof Sean Connolly de Coral CoE na James Cook University .

“Mas isso ainda deixa um bilhão ou mais de corais vivos e, em média, eles são mais resistentes que os que morreram. Precisamos nos concentrar com urgência na proteção do copo que ainda está meio cheio, ajudando esses sobreviventes a se recuperarem ”, disse o professor Hughes.

Os cientistas dizem que essas descobertas reforçam a necessidade de avaliar o risco de um colapso em larga escala dos ecossistemas dos recifes, especialmente se a ação global sobre a mudança climática não limitar o aquecimento a 1,5 ± 2°C acima dos níveis pré-industriais.

O estudo é único porque testa a estrutura emergente da Lista Vermelha de Ecossistemas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) , que procura classificar os ecossistemas vulneráveis.

“A Grande Barreira de Corais está certamente ameaçada pela mudança climática, mas não está condenada se lidarmos muito rapidamente com as emissões de gases do efeito estufa. Nosso estudo mostra que os recifes de coral já estão mudando radicalmente em resposta a ondas de calor sem precedentes ”, disse o professor Hughes.

Os pesquisadores alertam que o fracasso em conter a mudança climática, fazendo com que as temperaturas globais subam muito acima de 2°C, irá alterar radicalmente os ecossistemas dos recifes tropicais e prejudicar os benefícios que elas proporcionam a centenas de milhões de pessoas, principalmente em países pobres e em rápido desenvolvimento.

Fonte: EcoDebateGrande Barreira de Corais