CONEXÃO FLORESTAL NA BR-101PARA O MICO-LEÃO-DOURADO

A Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD) em parceria com SavingSpecies, organização científica americana que atua para a conservação de espécies em risco de extinção, comunicam uma grande notícia.

Graças a uma importante doação de recursos da fundação holandesa DOB Ecology, que apoia projetos de conservação na América Latina e África, realizamos a compra de uma propriedade estratégica e onde serão restaurados 100 hectares da sua floresta para a conexão da Mata Atlântica.

Esta parceria e investimento tem por objetivo conectar dois fragmentos importantes que são cortados pela rodovia BR-101, sendo um deles a Reserva Biológica de Poço das Antas. Com sua duplicação recentemente concluída, a rodovia funcionará como uma barreira, isolando a reserva definitivamente do restante da paisagem. O governo federal, através do ICMBio, exigiu nas condicionantes para aprovar a duplicação da estrada, a construção de um viaduto vegetado naquela localidade. A previsão para o inicio das obras é para o final do mês de abril.

A aquisição e a restauração da propriedade de 237 hectares, denominada Fazenda Igarapé, é uma oportunidade única de viabilizar este corredor, que servirá não apenas para o Mico-Leão-Dourado, mas deverá garantir a passagem de outras espécies da fauna da Mata Atlântica, mantendo assim o equilíbrio ecológico dentro da reserva.

Criaremos também uma RPPN, a Reserva do Mico-Leão-Dourado. O apoio à pesquisa, ecoturismo, educação ambiental, agroecologia e ações de desenvolvimento regional também estão nos planos. Vamos fortalecer a parceria com o ICMBio, parceiro de tantos anos na Rebio de Poço das Antas e que participa neste projeto de conexão florestal.

Continuamos trabalhando para construir uma paisagem de conservação que possa, um dia, salvar definitivamente o Mico-Leão-Dourado do risco de extinção, além de melhorar as condições de vida da população de nossa região. Participe deste esforço!!

Fonte: Associação Mico Leão Dourado

Rebio Poço das Antas