Chimpanzé libertada por Habeas Corpus vem morar no Brasil

A data entrará na história mundial da luta pela liberdade e pelos direitos dos animais não humanos. A chimpanzé Cecília, que vivia no zoológico de Mendoza, na Argentina, chega amanhã em sua nova casa, o Santuário de Grandes Primatas de Sorocaba, em São Paulo, afiliado ao Projeto GAP. É a primeira chimpanzé do mundo que está usufruindo na prática do direito de viver em um santuário, concedido por meio de um Habeas Corpus, um instrumento jurídico, até então, exclusivamente humano.

Cecília, chimpanzé fêmea de 19 anos, vai morar no Santuário de Grandes Primatas, em Sorocaba (SP)

O pedido do Habeas Corpus foi feito pela ONG argentina AFADA – Associacion de Funcionarios y Abocados pelos Derechos de los Animales à Justiça do país, com argumentos que a chimpanzé é um sujeito de direito, e não um objeto, e que se encontrava em condições de cativeiro muito ruins no zoológico. O processo correu por mais de um ano na Justiça argentina até que a Juíza Maria Alejandra Maurício, de Mendoza, concedeu o pedido e determinou a transferência de Cecília para o santuário brasileiro.

Outras tentativas de libertação de grandes primatas de cativeiros inadequados no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa por meio de um Habeas Corpus já foram e vêm sendo feitas, mas até o momento não tiveram sucesso e, por diversas razões, as transferências para os santuários não aconteceram.

Cecília tem 19 anos e é a única sobrevivente de um grupo de chimpanzés que morava no zoológico. Ela ficou sozinha depois da morte inesperada, em um curto espaço de tempo, de seus companheiros Charly e Xuxa, ficando muito depressiva. Além disso, as condições em que se encontrava eram precárias, piorando ainda mais seu estado físico e mental. No Santuário de Grandes Primatas de Sorocaba, ela passará por um período de quarentena e depois será introduzida em um dos grupos dos mais de 50 chimpanzés que hoje vivem no local.